/Hans Staden – 013/RS
Hans Staden - 013/RS 1

Hans Staden – 013/RS

Depois da metade da década de 1960, a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – cujo símbolo é a Rosa de Lutero,  passou, no Rio Grande do Sul, a visar à educação dos jovens, criando e subsidiando seu Departamento de Escotismo. O presbitério da Comunidade da Ascensão, de Novo Hamburgo, aderiu a essa iniciativa, empenhando-se na criação de um Grupo Escoteiro – o GEHS, em 1968. Nosso primeiro lenço era de um simples tecido xadrez, escolhido tendo por critério o baixo custo. Após dois anos, o Grupo passou a ser associado também ao Serviço de Escotismo do SESC, cujo símbolo era uma flor de lis estilizada com setas nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul. Resolvemos fazer para o Grupo um brasão que combinasse esses dois símbolos.

Em agosto de 1971, por ocasião do terceiro aniversário do Grupo, o lenço antigo foi substituído pelo atual, no qual o citado brasão está aplicado. Na época, grupos ligados à Comunidade da Ascensão, especialmente o coral, se apresentavam trajando azul marinho com uma estola vermelha. Essa foi a fonte de inspiração para escolher o fundo azul e a tarja vermelha para o lenço do GEHS.

No decorrer do tempo, foi atribuído sentido simbólico à combinação dessas cores. O vermelho, como marca da ação, da emoção, da impulsão, da urgência, é sustentada por um fundo que lhe faz o contraponto, como resguardo à transgressão, e lhe conferindo sentido humano. É o azul, representando a serenidade, a harmonia, a confiança, o equilíbrio e a verdade.